Escola Profissional Val do Rio seleciona WatchGuard para atualizar e reforçar rede Wi-Fi

O Desafio

A Escola Profissional Val do Rio (EPVR) oferece cursos nas áreas tecnológicas, sociais e saúde, dirigidos a alunos que procuram um ensino prático de qualidade, têm o 9º ano de escolaridade completo e são menores de 20 anos. Desde 1989, a Escola Profissional Val do Rio tem-se afirmado na formação técnica de alunos de nível secundário e tem mantido como meta principal aumentar a empregabilidade dos alunos que concluem a formação. A sede da escola, em Oeiras, é também

o local onde são lecionados os cursos das áreas tecnológicas, sendo a segunda maior escola do país neste segmento. No Estoril funcionam os cursos das áreas sociais e saúde.

A EPVR conta com um número alargado de utilizadores remotos – 700 em plataformas cloud (Office 365, LMS sistema de learning management, CRM), 40 em acesso remoto (RDP, VPN). A determinada altura, a escola sentiu a necessidade de renovar a sua infraestrutura, aumentando a sua capacidade de acesso móvel por VPN, reforçando a filtragem de conteúdos da internet e centralizando a gestão da rede dos seus dois polos.

O objetivo era contar com uma rede Wi-Fi potente, dimensionada às necessidades do centro e adaptada ao tipo de utilização e à densidade de utilizadores. Além da elevada densidade de utilizadores da rede, que motivou a necessidade de proporcionar um acesso mais rápido e fluido, havia ainda a importante questão de garantir que esse mesmo acesso é feito de forma adequada e segura por parte de alunos e pessoal, respeitando as políticas de acesso preestabelecidas.

Paralelamente, era um fator-chave contar com uma segurança de rede Wi-Fi capaz de detetar e impedir automaticamente as seis categorias de ataques mais comuns em questão de segundos, sem nunca comprometer o desempenho.

A Solução

A Escola confiou à SysOne, parceiro Silver da WatchGuard em Portugal, a implementação deste projeto devido ao seu profundo conhecimento do mercado, à sua experiência e comprovada expertise técnica.

Fundada em 2018, a SysOne assume-se como uma companhia jovem e dedicada, contando com mais de uma década de experiência nas Tecnologias de Informação. Focada em áreas como Cibersegurança e Soluções de Infraestrutura Cloud e On-Prem, pretende distinguir-se das demais criando uma relação de proximidade e confiança com o cliente, fornecendo soluções profissionais e serviços geridos com suporte de 24h/7 adaptadas às necessidades de cada um, tendo como base o respeito orçamental.

A sua carteira de clientes é composta por entidades do sector privado e do sector público, com presença no mercado Português e Norte-Americano.

A opção pela WatchGuard teve, por seu turno, como fundamentos a relação desempenho/custo das soluções escolhidas e o facto de já ter existido uma experiência prévia com a marca, uma vez que a escola já contava com uma appliance do fabricante, que acabou por ser complementada agora com serviços adicionais.

A aquisição contemplou uma solução de alta disponibilidade WatchGuard, composta por duas unidades da appliance firewall Firebox M370 configuradas para redundância, e que se destinam à substituição da atual WatchGuard modelo M300, equipamento em produção nas instalações da Escola Profissional Val do Rio de Oeiras, bem como a renovação do mesmo, por mais 1 (um) ano, para utilização na sucursal do Estoril.

Estas appliances fazem parte da plataforma de segurança premiada Firebox da WatchGuard. A plataforma não só oferece o conjunto mais completo de controlos de segurança unificados do mercado, como também disponibiliza soluções que permitem lidar com ameaças de rede novas e em evolução, incluindo malware e ransomware avançados.

Foi também feita a aquisição 16 novos Access Points WatchGuard, modelo AP325, para substituição do atual equipamento em produção nas instalações da Escola Profissional Val do Rio em Oeiras e Estoril, sendo que 12 estão em Oeiras e 4 no Estoril, por forma a integrar com as existentes Firewalls WatchGuard.

O AP325 da WatchGuard é um access point interno equipado com MIMO de vários utilizadores (MU-MIMO), permitindo conectar vários dispositivos ao mesmo tempo, o que melhora a experiência de todos os que se ligam à rede Wi-Fi protegida. Este access point também inclui dois rádios simultâneos de banda 5 GHz e 2,4 GHz compatíveis com 802.11a/n/ac Wave 2, 802.11b/g/n, duas transmissões espaciais e taxas de transmissão de dados de até 867 Mbps e 300 Mbps, respetivamente. Foi concebido a pensar em ambientes como o da escola Val do Rio, com uma densidade elevada de utilizadores.

Resultados

Graças a esta implementação, a EPVR encontra-se hoje devidamente equipada para fazer frente ao uso intensivo de recursos da rede, garantindo ainda a segurança e a velocidade de ligação necessária para operações de e-learning e acesso remoto de utilizadores.

Com as soluções implementadas, a escola conta agora com funcionalidades de segurança avançadas, como parte da subscrição de três anos da Total Security Suite, nomeadamente serviços de prevenção de intrusões, controlo de aplicações, antivírus, bloqueio de spam, bloqueio de conteúdos Web maliciosos, defesa reputacional, prevenção de perda de dados, bloqueador de ameaças persistentes avançadas (APT) e deteção e resposta a ameaças, entre outros, protegendo a escola 24×7 do sofisticado panorama de ciberameaças atual.

A combinação tecnológica de soluções WatchGuard implementada pela SysOne trouxe dado resultados muito positivos para a escola. Não podemos esquecer que, à medida que o uso de wireless se tornou numa necessidade para o melhor desempenho da escola, esta também se torna mais exposta ao risco, pelo que a rede Wi-Fi fornecida pela WatchGuard veio proporcionar mais estabilidade e escalabilidade à infraestrutura TI wireless, melhorando notavelmente o nível de segurança das ligações.

Com a solução implementada, o colégio tem as ‘águas separadas’, havendo segregação da rede por perfis de utilizadores. Já para não falar que, agora, não existem pontos cegos, ou seja, falta de cobertura, em nenhum dos polos da escola.

Isto foi possível graças à instalação dos AP325, os pontos de acesso ideais para ambientes de média densidade que incluem tecnologia 802.11 ac Wave 2 e MU-MIMO, e que facilitam a ligação de vários dispositivos ao mesmo tempo, disponibilizando um sistema sólido no que diz respeito à conectividade wireless.

Estes AP contam, ainda, com WIPS ativado, um sistema da WatchGuard de prevenção de intrusões wireless patenteado que proporciona um desempenho wireless de elevada qualidade, garantindo a aplicação de políticas de segurança coerentes através de todos los dispositivos conectados, o que ajuda a proteger todo o ambiente da escola e as ligações dos alunos e funcionários contra ataques de Wi-Fi, disponibilizando ao mesmo tempo proteção automática contra as seis categorias de ameaças de Wi-Fi conhecidas.

Fonte original